Cardiologia

Os cães e gatos possuem pré-disposição a cardiopatias, da mesma forma como os seres humanos. Porém, as cardiopatias possuem características diferentes nas espécies.

Em cães de pequeno porte, uma doença comum é a doença valvar crônica de mitral, que consiste na degeneração crônica dos folhetos valvares e consequentemente insuficiência mitral. É uma doença comum, sendo que estudos apontam que até 70% dos cães desenvolvem a enfermidade, normalmente após atingir a idade de 8 anos. Em cães de grande porte, são comuns cardiopatias que atingem o miocárdio - denominadas de cardiomiopatias. Essa enfermidade atinge cães com 4 ou 5 anos de idade.

Os felinos podem desenvolver doença miocárdica, principalmente a cardiomiopatia hipertrófica.

Nos últimos anos, a Cardiologia Veterinária avançou muito, com o desenvolvimento de novos exames e novos medicamentos. Na Clínica Veterinária Mato Grosso, você encontra o que há de mais moderno nessa especialidade. Procure a nossa clínica e veja como podemos ajudar o seu Pet.

Sintomas

Alguns dos principais sintomas que podem ser causadas por enfermidades cardiológicas podem ser:

• Tosse;
  • Cansaço fácil;
  • Dificuldade respiratória e;
  • Desmaios.

Na Clínica Veterinária Mato Grosso, você pode contar com os seguintes exames:

• Holter;
  • Ecocardiograma bidimensional;
  • Eletrocardiograma;
  • Modo M;
  • Raio-X simples e contrastado;
  • Medição de pressão arterial.

Tratamento

O tratamento consiste por meio de medicamentos, cuja prescrição dependerá da doença diagnosticada e estipulada de acordo com a situação clínica do paciente.