Exames de Hematologia

Hemograma:

O hemograma completo é um tipo de exame de sangue feito para medir a saúde geral do paciente. É muito usado para diagnosticar distúrbios como anemia, doenças autoimunes e leucemia. O exame consiste na medição dos níveis de glóbulos vermelhos (hemácias), brancos (leucócitos) e plaquetas.

Hematocrito:

O hematócrito é uma medida que tende a traduzir o percentual em volume de sangue ocupado pelos eritrócitos, sendo proporcional à quantidade de hemoglobina presente. É um teste rápido e objetivo, bastante utilizado em serviços de emergência, especialmente para avaliar a necessidade transfusional além disso, pode indicar algumas disfunções do organismo. No entanto, apenas o hematócrito não permite realizar um diagnóstico preciso sendo necessário outros exames complementares.

Eritograma:

Um eritrograma é a porção do hemograma, ou exame de sangue, que avalia somente as células da série vermelha do sangue. Os eritrócitos, também conhecidos como hemácias ou glóbulos vermelhos, são contados e sua quantidade é comparada com valores de referência. Além da contagem de glóbulos vermelhos, o eritrograma também avalia a concentração de hemoglobina, que é a proteína presente no interior das hemácias responsável por transportar as moléculas de oxigênio através da corrente sanguínea. Isso ocorre porque esta proteína possui em sua estrutura átomos de ferro que se ligam ao oxigênio. O ferro da hemoglobina também é responsável pela coloração vermelha do sangue. O eritrograma é especialmente importante para informar sobre quadros de anemia, que são uma condição caracterizada pela redução de hemácias e hemoglobina no sangue. Esta doença se caracteriza por cansaço, falta de ar, palidez e até mesmo desmaios, uma vez que a capacidade do sangue em transportar oxigênio se encontra reduzida.

Leucograma:

O leucograma é uma parte do exame de sangue que consiste em avaliar os leucócitos, também chamados de glóbulos brancos, que são as células responsáveis pela defesa do organismo.

Fibrinogenio:

O fibrinogênio é um fator da coagulação (fator I), uma proteína necessária para a formação do coágulo. ... Para que a hemostasia ocorra de modo adequado, é necessário que haja plaquetas e fatores da coagulação em quantidades adequadas. A dosagem de fibrinogênio é um dos exames que avalia a hemostasia.

Depoimentos de Clientes Satisfeitos

Saiba como chegar!

Logo Clinica Veterinária MT

Pet Shop e Veterinária 24h Mato Grosso - 2019